Orientações para a primeira semana nas turmas de crianças com 3 anos
A chegada e a adaptação das crianças à escola são muitas vezes,difíceis tanto para os pais ou responsáveis quanto para os filhos. Assim, sugerimos que a escola faça um planejamento específico para o acolhimento das crianças de 3 anos. É imoprtante informar aos pais, antecipadamente, como será o trabalho e solicitar a participação de cada um deles.
Para issso, alguns pontos deverão ser abordados, tais como:
- No programa de adaptação, a mãe pode ficar, do 1º ao 3º dia, duas horas junto à criança no pátio e visível à entrada da sala quando a criança estiver na sala.
- No 4º dia, a mãe pode se distanciar um pouco e observar de longe tanto no momento em que a criança estiver na sala de aula quanto no pátio.
- No 5º dia, a mãe deve ausentar-se da escola uma hora após a entrada.
- Na 2º semana, o horário deverá ser normal sem a presença da mãe.
Assim, os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola para que a adaptação da criança seja feita da melhor forma possível.
Os pais ou responsáveis devem evitar fazer comentários sobre a adaptação da criança à escola em sua presença.
Cabe a mãe entregar a criança ao educador(a), colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador(a) com o encargo de retirar a criança do colo da mãe. Os pais ou responsáveis nunca deverão sair escondidos de seu filho, é recomendável que se despeça naturalmente.
A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e a presença de pais ou responsáveis após a primeira semana,além de dificultar a compreensão da separação, fara as outras crianças cobrarem a presença de seus respectivos pais ou responsáveis. Os pais ou responsáveis devem incentivar a criança a procurar a ajuda do seu educador(a) quando necessitar de algo para que crie laço afetivo com ele(a). É imprtante lembrar aos pais ou responsáveis que o educador(a) atende as drianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo, junto à mãe e ao longo da primeira semana, a integração da criança. Se os pais ou responsáveis confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação. É importante saber que o período de adaptação é único e deve ser avaliado individualente. Os pais responsáveis devem evitar interrogatórios sobre o dia da crinaça na escola. É preciso ficar atento ao fato que poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim com alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos, etc.).
Extraído do Manual do Educador,Editora Formando Cidadãos.
Muito interessante essa postagem pois geralmente encontramos dificuldades no periodo de adaptação da criança.
ResponderExcluir