quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Semana de Adaptação

Orientações para a primeira semana nas turmas de crianças com 3 anos

A chegada e a adaptação das crianças à escola são muitas vezes,difíceis tanto para os pais ou responsáveis quanto para os filhos. Assim, sugerimos que a escola faça um planejamento específico para o acolhimento das crianças de 3 anos. É imoprtante informar aos pais, antecipadamente, como será o trabalho e solicitar a participação de cada um deles.

Para issso, alguns pontos deverão ser abordados, tais como:

  •  No programa de adaptação, a mãe pode ficar, do 1º ao 3º dia, duas horas junto à criança no pátio e visível à entrada da sala quando a criança estiver na sala.
  • No 4º dia, a mãe pode se distanciar um pouco e observar de longe tanto no momento em que a criança estiver na sala de aula quanto no pátio.
  • No 5º dia, a mãe deve ausentar-se da escola uma hora após a entrada.
  • Na 2º semana, o horário deverá ser normal sem a presença da mãe.
Assim, os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola para que a adaptação da criança seja feita da melhor forma possível.
Os pais ou responsáveis devem evitar fazer comentários sobre a adaptação da criança à escola em sua presença.
 Cabe a mãe entregar a criança ao educador(a), colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador(a) com o encargo de retirar a criança do colo da mãe. Os pais ou responsáveis nunca deverão sair escondidos de seu filho, é recomendável que se despeça naturalmente.

A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e a presença de pais ou responsáveis após a primeira semana,além de dificultar a compreensão da separação, fara as outras crianças cobrarem a presença de seus respectivos pais ou responsáveis. Os pais ou responsáveis devem incentivar a criança a procurar a ajuda do seu educador(a) quando necessitar de algo para que crie laço afetivo com ele(a). É imprtante lembrar aos pais ou responsáveis que o educador(a) atende as drianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo, junto à mãe e ao longo da primeira semana, a integração da criança. Se os pais ou responsáveis confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação. É importante saber que o período de adaptação é único e deve ser avaliado individualente. Os pais responsáveis devem evitar interrogatórios sobre o dia da crinaça na escola. É preciso ficar atento ao fato que poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim com alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos,  etc.).

  Extraído  do Manual do Educador,Editora Formando Cidadãos.







Um comentário:

  1. Muito interessante essa postagem pois geralmente encontramos dificuldades no periodo de adaptação da criança.

    ResponderExcluir